segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tosarami na Festa Trentina 2010





A 21ª edição da Festa Trentina de Rio dos Cedros superou expectativas! Nos cinco dias do evento - de 3 a 7 de setembro de 2010 - aproximadamente 30.000 pessoas compareceram e desfrutaram um pouco da cultura trentina da cidade.

Durante o evento o Gruppo Tosarami fez sua colaboração com a parte cultural. No sábado à noite, dia 4 de setembro, foi organizada a missa em dialeto trentino – La Santa Messa en Trentin – realizada na Igreja Matriz de Rio dos Cedros e celebrada pelo Pe. Roberto Cattoni. A organização ficou por conta do grupo.

Também no desfile alegórico da Festa, no dia 5 de setembro, o Gruppo Tosarami preparou uma participação especial, portando objetos antigos, representando o estilo de vida dos antigos imigrantes e seus descendentes, e também fazendo uma clara alusão ao tema da festa “Ritorno Alle Origine” – o retorno às origens! Foram portados no desfile; ferro de passar roupa a brasa, tacho de polenta, lamparina, acordeom, rádio a válvula, quadro de imigrantes, chaleira antiga e cachimbo. Tais utensílios representam tanto o trabalho, quanto os momentos de diversão que dispunham as antigas famílias.

Os integrantes do grupo ficam felizes por ter participado e colaborado com o sucesso da Festa Trentina de Rio dos Cedros!

Nenhum comentário: