domingo, 2 de outubro de 2011

Jovens Italianas participam de intercâmbio em Rio dos Cedros


Rio dos Cedros recebeu nos meses de agosto e setembro duas italianas provenientes de Trento – Itália, participantes de um intercâmbio promovido pela Província de Trento.

Anna Finessi, de Ravina di Trento (Trento – Itália) e Giorgia Senter, de Rovereto (Trento – Itália), tiveram a oportunidade de visitar e conhecer Rio dos Cedros, colônia fundada por imigrantes trentinos, bem como outras cidades de Santa Catarina. Ambas estiveram na cidade hospedadas pela família de Andrey José Taffner Fraga, que participou, em 2010, desse mesmo intercâmbio em Trento, sendo acolhido pela família de Anna Finessi.

As intercambistas italianas, além de Rio dos Cedros, visitaram também Rodeio e Nova Trento, cidades colonizadas por imigrantes trentinos, Pomerode, Blumenau, Timbó, Indaial, cidades de cultura alemã, e por fim Florianópolis, onde participarem de um encontro cultural trentino, promovido pelo grupo de jovens trentinos brasileiros, o mesmo que em 2008 realizou os jogos trentinos em Rio dos Cedros.

Além de Santa Catarina as intercambistas também visitaram o Rio de Janeiro e São Paulo, sendo que Giorgia também esteve em Rio Grande do Sul, Salvador e Paraná, sempre acolhidas por descendentes de imigrantes trentinos, engajados em seus Círculos Trentinos.

Essas atividades são muito importantes para reafirmar a importância de Rio dos Cedros como cidade de cultura trentina, bem como para promover um valoroso intercambio de conhecimento, entre a juventude descendente de imigrantes trentinos do Brasil, e a atual juventude de Trento – Itália.

Nenhum comentário: