sábado, 30 de julho de 2016

Integração do Gruppo Giovani com as comunidades trentinas de Santana e Santa Olímpia (Piracicaba - SP)



O Gruppo Giovani Trentini Brasiliani (região Centro), sempre no intuito de manter vivo o espírito do associativismo que rege e mantém os Círculos Trentinos, realizou visitas às comunidades trentinas de Santana e Santa Olímpia, em Piracicaba (SP).
Em abril, Diego Poffo (coordenador do Gruppo) esteve nas duas comunidades, ocasião na qual foi recepcionado pela população, passou em várias casas conhecendo famílias e histórias. Pode conhecer de perto a forma como são mantidas e levadas adiante as tradições, a música e a culinária dos antepassados imigrantes.
Depois dessa visita, outros membros do Gruppo Giovani Trentini Brasiliani resolveram participar da Festa da Polenta, realizada pela comunidade de Santa Olímpia, sempre no mês de julho.
Assim, em 23 de julho deste ano, estiveram na comunidade de Santa Olímpia Andrey José Taffner Fraga, de Rio dos Cedros, Diego Poffo, de Ascurra, Simone Sehnem, de Taió, além de Elton Stolf, atualmente Consultor da Província de Trento para a região.



Os integrante ficaram alojados no bairro de Santana, pela família de Luciana Cristina Vitti e por Dirce Gobette Vitti, que é presidente do Circolo Trentino di Piracicaba. Assim, todos puderam interagir com a comunidade de Santana, conhecer as atividades locais bem como o trabalho do Circolo Trentino di Piracicaba, que já tem décadas de existência e possui uma bela sede em estilo alpino no centro de Santana.
Já em Santa Olímpia, além da Festa da Polenta, os integrantes puderam visitar o Museu local, a bela Igreja com sinos feitos de armas derretidas da primeira grande guerra (que sona toda a noite em memória dos caídos no conflito), e a simpática praça que, em conjunto com a Igreja e o casario, lembra uma pequena vila alpina.
Os integrantes do Gruppo, além de parabenizarem as comunidades pelo afinco com que mantêm as tradições, esperam manter esse contato criado em prol da integração dos Círculos Trentinos.

Nenhum comentário: